Notícia - 22/09/2020 às 18:15:47
RETOMADA DOS ESPORTES: 4 DICAS PARA ATRAIR NOVOS ALUNOS PARA A SUA ESCOLA
Confira este post e veja como reconquistar alunos perdidos e novas matrículas na sua escola de esportes

Por GISELLE FERREIRA
BELO HORIZONTE, MG
Você está planejando a reabertura da sua escolinha? Veja as nossas dicas (Foto: Divulgação)

Após longo período de paralisação em decorrência do novo coronavírus, as escolas de esportes aos poucos voltam a funcionar em todo o país, de acordo com a liberação de cada município.

Durante a pandemia, os principais problemas a atingir as escolas de esportes foram a inadimplência e o cancelamento de matrículas. Sua escola também enfrentou dificuldades como estas? 

Fique tranquilo! Este blogpost trará algumas dicas para que você consiga resgatar os antigos alunos e conquistar novos neste momento de retomada das atividades presenciais! Acompanhe!

Como planejar a retomada

Primeiramente, você deve montar uma operação para resguardar a saúde dos alunos e dos profissionais envolvidos nos treinos. Pense em como você pode evitar aglomerações na chegada e na saída dos alunos e prepare-se para fornecer álcool em gel e para assegurar o uso de máscara nas dependências da escola.

Em seguida, defina uma data e anuncie o retorno às atividades por meio das redes sociais, de e-mails, do WhatsApp e/ou de uma nota oficial. Nestes materiais, inclua todas as informações sobre os novos procedimentos adotados pela escola e detalhes sobre como será a realização dos treinos daqui para frente. 

Após concluir esta primeira etapa e avaliar como positivo o funcionamento da escola em relação aos novos procedimentos com os alunos atuais, você já pode pensar em abrir as matrículas para receber alguns novatos e reconquistar aqueles que cancelaram a matrícula durante a pandemia. 

Para saber como você pode divulgar a abertura das matrículas, confira o próximo tópico!

4 dicas para divulgar sua escola nas redes sociais

O ditado “quem não é visto não é lembrado” nunca foi tão real. Fazer a divulgação da sua escola de esportes na internet passou de importante para imprescindível. Divulgar a sua escola online, portanto, é uma maneira de dar visibilidade ao seu negócio e de fazer uma comunicação mais direta com o público. 

Saiba mais!

Esteja onde seus clientes estão

Antes de mais nada, é importante saber qual público você quer atrair e em quais canais ele está mais presente. Estude o comportamento do seu público-alvo e comece a pensar a sua estratégia a partir daí. 

Caso os pais, sua principal persona, estejam mais ativos no WhatsApp e no Instagram, por exemplo, aposte suas fichas nessas redes sociais. Lembre-se: é melhor posicionar-se bem em uma ou duas redes do que falhar na missão de estar presente em todas.

Use e abuse das ferramentas disponíveis nestas redes sociais para fazer uma divulgação atrativa, informativa e que construa uma boa imagem da sua escola. A aprovação do cliente em relação ao seu serviço ou produto passa por várias etapas, inclusive a da experiência visual. Produza conteúdo de valor e engaje seus seguidores, mostrando que você sabe do que está dizendo e entende muito bem o seu mercado.

Caso você utilize uma plataforma de gestão de escola de esportes, aproveite os espaços dela para divulgar notícias e novidades sobre o negócio. Ainda não sabe que tipo de benefícios você ganha ao adotar uma plataforma desse tipo? Confira o nosso blogpost sobre o assunto!

Crie uma identidade visual forte

Antes de sair publicando sem planejamento, saiba que você precisa criar uma identidade visual marcante, atrativa e bem definida para gerar uma conexão à primeira vista. 

A parte visual será o primeiro contato do cliente com sua escola e, como o velho ditado diz, “a primeira impressão é a que fica”. Crie um logotipo, escolha uma paleta de cores para as publicações, confeccione uniformes para padronizar materiais usados pelos alunos (ou invista nos materiais oficiais para escolas licenciadas) e capriche no visual do ambiente dos treinamentos. 

Além dos aspectos visuais, defina um tipo de comunicação que reforce a proposta da sua escola e que dialogue com a linguagem do seu público. À medida que você começar a fazer as publicações, a imagem da sua marca estará bem desenhada na mente dos clientes e rapidamente eles conseguirão associá-la a uma marca profissional e confiável.

Publique conteúdo interessante

Como mencionamos anteriormente, você deve esforçar-se para produzir conteúdo interessante e realmente valioso para a sua persona ou seja, os pais dos potenciais alunos. 

Produza conteúdos que mostrem as vantagens de se filiar à sua escolinha e sobre quais são os seus diferenciais em relação às escolas concorrentes. Fale do compromisso com a qualidade do ensino, com metodologias comprovadamente eficazes e reforce o que você diz com vídeos dos treinos, depoimentos de pais e alunos. 

Você pode também divulgar descontos ou pacotes promocionais, treinos experimentais ou sorteios interessante para os seguidores. Essas estratégias ajudam a gerar engajamento e mostra a sua presença forte nas mídias. 

Caso você utilize uma plataforma de gestão de escolas esportivas, utilize os dados gerados nela sobre os alunos para demonstrar como você trabalha para lapidar potenciais talentos e formar jogadores profissionais. 

Promova campeonatos virtuais

Além de todas as formas de divulgação já mencionadas aqui, você ainda pode oferecer um atrativo extra: campeonatos virtuais de e-sports para alunos e não alunos da sua escola. 

Promover competições de futebol eletrônico e oferecer premiações interessantes isenção em mensalidades ou brindes, por exemplo pode ser uma excelente estratégia para divulgar a sua escola e mostrar como ela é antenada com as novidades. 

Além disso, essa é uma ótima oportunidade para engajar alunos de todas as idades e modalidades da sua escolinha e para gerar receitas extras com as inscrições nos campeonatos eletrônicos.

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